Jornada 6 x 1
Por Antonio Carlos Souza de Carvalho
O debate sobre o fim da jornada 6x1, em que o trabalhador trabalha seis dias por semana e folga apenas um, tem o potencial de propor um debate maior sobre o mercado de trabalho brasileiro.
Atesta CFM usurpa poderes da União, dizem especialistas
Por Antonio Carlos Souza de Carvalho - Consultório Jurídico
A opinião dos especialistas no assunto é quase unânime: obrigar médicos, pacientes e instituições a validar atestados por meio de uma única via — a plataforma Atesta CFM — é inconstitucional.
Como estão suas negociações?
Por Antonio Carlos Souza de Carvalho
A negociação faz parte do nosso dia a dia, seja em casa, no trabalho ou em qualquer outro lugar. Por isso, saber negociar é essencial! Um livro que indico para quem quer se aprimorar nessa habilidade é "Como Chegar ao Sim", de Roger Fisher e William Ury, do Projeto de Negociação de Harvard.
Vocês repudiam a violência?
Por Antonio Carlos Souza de Carvalho - Estado de Minas
Basta ligar a TV que inevitavelmente você assistirá a algum episódio de violência, inclusive com diferentes opções de narrativas
Minas Gerais e as fake news
Por Antonio Carlos Souza de Carvalho - O Tempo
O presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte e pré-candidato à prefeitura da capital, Gabriel Azevedo (MDB), foi multado recentemente por divulgar uma informação inverídica acerca do percentual de crianças matriculadas na rede municipal de ensino.
Você é PJ ou CLT precarizado?
Por Antonio Carlos Souza de Carvalho
Há cinco sinais que demonstram que o contrato PJ (Pessoa Jurídica) de um trabalhador pode configurar vínculo de emprego. O trabalho pejotizado é uma realidade cada vez mais presente. Ele não é uma “CLT mais barata”. São coisas diferentes: de um lado, você tem uma pessoa contratada. De outro, você tem uma prestação de serviços de uma empresa.
O Banco Central e a alteração do seu regime jurídico
Por Antonio Carlos Souza de Carvalho - Blog JBrito Notícias
Após uma série de derrotas enfrentadas pelo governo federal, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teve um breve respiro. Nesta terça-feira (18), a pesquisa DataFolha divulgou que a avaliação positiva do terceiro mandato do governo Lula se manteve estável, mas com uma tendência de melhora, com um aumento de 35% para 36%. O destaque é uma queda na avaliação negativa do governo Lula 3, que registrou uma decréscimo de 33% para 31% de reprovação do governo. Foram realizadas 2.008 entrevistas 113 municípios brasileiros durante o período de 4 a 13 de junho. A margem de erro é de dois pontos percentuais.